Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
Professora do curso de Alimentos da FATEC é convidada para ministrar curso em Bogotá
Foto: Maria Thereza Bonilha Dubugras
Profa. Dra. Maria Thereza Bonilha Dubugras na Colômbia

A professora Dra. Maria Thereza Bonilha Dubugras, docente do curso de Alimentos da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz (FATEC), foi uma das experts brasileiras em alimentos convidadas pela coordenação do setor de alimentos do Instituto Nacional da Colômbia (Unidad de Evaluación de Riesgos para la Inocuidad de los Alimentos – Instituto Nacional de Salud – UERIA), para ministrar em parcerias com os também doutores brasileiros Gustavo Corbellini e Ellen Lopes, um curso de capacitação de funcionários de diversas instituições colombianas responsáveis pela avaliação, gestão e comunicação de riscos microbiológicos. A atividade ocorreu entre os dias 23 a 27 de julho, na cidade de Bogotá.

No ano de 2008, a professora Maria Thereza, em parceria com o Dr. Henrique Pérez–Gutiérrez, iniciaram um projeto junto a Organização Pan–Americana de Saúde (OPAS) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (ANVISA), que deu origem a obra Revisão Sistemática como Ferramenta da Avaliação de Riscos Microbiológicos, “essa publicação foi traduzida para o espanhol e chamou a atenção deles lá na Colômbia. Foi a partir dela que motivou o convite para ministrar o curso em Bogotá”, explicou a professora Maria Thereza.

Encontro contou com o apoio de várias instituições governamentais

O encontro contou com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA), Organización Panamericana de la Salud (OPS) e do Instituto Nacional de Seguros (INS), que identificaram a necessidade de priorizar e fortalecer a avaliação de riscos na Colômbia, que deverão ser incorporados nos planos de ação de instituições como o Departamento Nacional de Planejamento (DNP), o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR), o Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), o Instituto Nacional de Vigilância de Medicamentos e Alimentos (INVIMA), a Unidade de Avaliação de Riscos para a Segurança dos Alimentos, do Instituto Nacional de Saúde (UERIA).

Segundo a Profa. Maria Thereza, “o processo de tomada de decisões relacionadas à inocuidade dos alimentos é caracterizado pela ponderação entre diferentes opções normativas, considerando–se diversos fatores relacionados à proteção da saúde e à promoção de práticas comerciais justas”. Desta maneira, “a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recomendam para os países a adoção da metodologia da Análise de Risco por ser uma ferramenta fundamental para o fortalecimento dos sistemas nacionais de segurança dos alimentos”.

A importância deste tipo de planejamento reside no fato de que “as conclusões de uma análise de risco podem orientar a definição de prioridades em saúde pública, a elaboração de padrões para o comércio internacional e a definição de políticas de inocuidade dos alimentos. A abordagem científica da análise de risco maximiza o conhecimento, minimizando o relativismo nas decisões relacionadas ao risco”, pondera a docente da FATEC.

  Publicado em: 17/08/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
em: 21/08/2012 09:40:20
1) M. Thereze veio trazer uma importante bagagem de conhecimento ao nosso curso, que possui um grupo de professores com excelência em suas qualificações, fato que é preponderante para os alunos terem sucesso como profissionais. Isto já é comprovado por ex alunos que estão atingindo cargos de grande importância nas indústrias de alimentos. Saem ganhando nossos alunos, reconhecidos no mercado, e sobretudo, ganhamos todos, pois somos também consumidores.
Parabéns Profª M. Thereza,
Profa Glaciane
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Sakura Nakaya Alimentos faz parceria exclusiva para recrutar aluno de Engenharia de Produção da FOC
17/04/2014
Domínio de idiomas estrangeiros pode aumentar o salário em até 51,89%
17/04/2014
Aditamento de renovação semestral do FIES – 2014
17/04/2014
Segunda noite do ciclo de palestras PP MIX aborda o universo das webséries e do Storytelling
16/04/2014
Segunda edição do ciclo de palestras PP Mix reúne expoentes da área da Publicidade nas FOC
16/04/2014
Primeira edição de Conversas em Economia Aplicada 2014 aborda os 50 anos do golpe militar
16/04/2014
Alunas do curso de Enfermagem se destacam em processo de seleção de estágio
08/04/2014
FOC e ISIC participam do 1º Meeting das Universidades da Área de Beleza
07/04/2014
I Jornada de Contabilidade das Faculdades Oswaldo Cruz
04/04/2014
Primeira edição da atividade: Conversas em Economia Aplicada 2014
04/04/2014