Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
Centro de Pós–Graduação promove lançamento do curso de Didática e Prática do Ensino Superior
Foto: Ricardo Mirão
Professora Msc. Amélia de Borja

O Centro de Pós–Graduação Oswaldo Cruz promove lançamento do curso de Didática e Prática do Ensino Superior, que permite ao profissional portador do certificado de curso de Pós–Graduação Lato Sensu exercer a função de docente do Ensino Superior como especialista.

Segundo a professora Msc. Amélia de Borja, uma das responsáveis pelo curso, o surgimento desta modalidade de pós se deu de forma natural em face ao pedido dos alunos formados pelo Centro de CPG. “Eu percebo que muitos alunos formados em cursos de pós–graduação nas áreas de Engenharia Química, Gestão de Empresas e de Farmácia Hospitalar, apresentam muito interesse em compartilhar o seu conhecimento com outros indivíduos que, necessariamente, são da mesma área e muitas vezes não conseguem por causa da linguagem técnica de suas áreas. Além disso, perceberam que precisavam de técnicas que os auxiliassem a ministrar aulas em escolas e até mesmo aqui na Oswaldo Cruz”, explicou a docente.

Além disso, a professora Amélia também explica que uma grande parcela desses formandos também desconhece de que forma se estabelece a dinâmica da aprendizagem, para exemplificar essa questão ela explica que normalmente os adultos aprendem novos conhecimentos de uma forma diferente em comparativo com as crianças.

“Quando começamos as aulas e discutimos essas questões, eles percebem que, mesmo no cotidiano da empresa, eles precisam deter esse tipo de conhecimento, porque o adulto aprende de uma forma diferente de uma criança, pois ele aprende a partir da experiência por meio de estudo de caso”, comparou a professora, que possui uma carreira profissional dedicada à área de educação, no ensino de 1º, 2º e 3º Graus, em Projetos de Formação Continuada de Professores e na direção de escolas públicas e privadas entre elas, Colégio Galileu Galilei, Colégio Notre Dame, Escola Internacional de Alphaville, entre outras.

Busca pela excelência em educação

Para a professora Amélia, a busca pela excelência em educação se deparou com novas necessidades e por essa razão o trabalho docente no ensino superior requer a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberes didático–pedagógicos, numa perspectiva de compreensão crítica do papel do professor/ pesquisador na dinâmica interna das instituições de ensino superior no atual contexto sócio, político, econômico, cultural e educacional.

“A nossa sociedade não mais necessita de homens e mulheres que saibam somente os conteúdos relacionados à sua profissão, mas sim que encontrem os caminhos mais adequados para melhor concretizar os seus ‘fazeres profissionais’. E, isto não está nos livros, nos sites, mas sim elaborados pelos sujeitos em uma ação colaborativa com seus pares considerando a missão da empresa em que presta serviços, as necessidades da região em que está a empresa alocada e as exigências culturais e econômicas do país e do mundo. Todos esses aspectos sem deixar respeitar a ética, os valores próprios de cada profissional em exercício”, aponta Amélia.

Ainda segundo ela, professores do Ensino Superior e da área de Pós–Graduação, “além de serem primordialmente pesquisadores, precisam compreender que, para um desempenho profissional responsável e competente, é impossível dissociar a competência técnica do compromisso pessoal do educador na formação de seus alunos, além disso, devem construir procedimentos e atividades de ensino adequadas a essa finalidade, promover propostas pedagógicas que considerem a unidade do conhecimento humano e a inter–relação das áreas de conhecimento e dos processos de ensino e aprendizagem, e não menos importante, construir programas de aprendizagem e projetos colaborativos adequados aos diferentes agrupamentos de alunos”.

  Publicado em: 16/08/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Conheça a nova lei da carteirinha de meia–entrada
28/08/2014
Professora Centro de Pós–Graduação participa do 1º Painel Água – Conservação e Reúso em São Paulo
28/08/2014
Confira a segunda edição da Revista Acadêmica Oswaldo Cruz
27/08/2014
Coordenação de Alimentos promove palestra e mesa redonda sobre área de alimentos
25/08/2014
Ex–aluno da ESQ é aprovado em programa de trainee nos Estados Unidos
25/08/2014
ESQ organizará a Semana da Escola Superior de Química SESQ/2014 entre os dias 09 a 12 de setembro
25/08/2014
Serviço Social das FOC entrega nova remessa de livros doados à campanha “Alimente Mentes”
20/08/2014
Estudantes de Design são finalistas da 9ª Edição do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2014
19/08/2014
Curso de Enfermagem promoverá segunda viagem ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
18/08/2014
FOC é convidada para representar a academia em projeto de construção da primeira norma de poliuréia
15/08/2014