Curso de Alimentos promove teste de avaliação sensorial junto aos alunos
Foto: Nádia Bernardi
Curso de Alimentos promove teste de avaliação sensorial

O curso superior em Tecnologia de Alimentos, da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz, realizou nos dias 13, 14 e 15 de junho um teste de avaliação sensorial de bolo de baunilha com mais de 100 provadores (universitários das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC), professores e funcionários, de ambos os sexos, sendo que a participação dos mesmos se deu de forma voluntária). A atividade teve a finalidade de analisar se os julgadores perceberiam alguma diferença significativa entre duas amostras de Bolo de Baunilha disponíveis no teste e avaliar a preferência do consumidor em relação aos dois produtos.

A experiência é parte integrante de um Projeto de Extensão, fruto de uma parceria com uma importante empresa fabricante de mistura para bolos, que já entregou os produtos prontos para o teste. A supervisão dos trabalhos ficou a cargo da Profª Glaciane Mendes Roland (coordenadora do Curso), e contou com a cooperação das professoras Nádia Bernardi, Tatiana Tribess e Cristiane Costa, e com a participação das alunas Regina, Marinete, Patricia, Mayara e Daniela todas do 3º ano.

Segundo a professora Glaciane, o teste foi importante porque “em nosso curso proporcionamos um aprendizado crescente, onde o tecnólogo em Alimentos irá planejar serviços, implementar atividades, administrar, gerenciar recursos, promover mudanças tecnológica e aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente, e neste importante Projeto de Extensão, os alunos tiveram a oportunidade de participarem de uma importante metodologia de análise sensorial”, explicou a coordenadora.

Etapas de análise

No penúltimo dia de pesquisa foi realizado um “Teste de Preferência” entre as amostras. Após a análise estatística, não se obteve diferença significativa, e, no dia seguinte (15 de junho), foi realizado o “Teste Duo Trio”. Ambos realizados com um pouco mais de 100 julgadores, um número suficiente para obtenção de um alto grau de significância. Os resultados foram tabulados e os resultados entregues “à nossa empresa parceira, que têm agora, uma importante ferramenta científica para decidir assertivamente suas estratégias”, explicou a professora Glaciane.

Ainda segundo a coordenadora, “além desta importante aprendizagem, a FOC ganhou um equipamento de ‘Projetor Multimídia’ e o mais interessante, teremos aulas práticas nas dependências da empresa a cada semestre em dia e horário proporcionando aos nossos alunos um diferencial no aprendizado”.

  Publicado em: 08/08/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
em: 09/08/2012 12:09:22
1) Parabéns Profa. Glaci, pode trazer mais degustação como esta, maravilhoso este tipo de evento. É gostoso saber que grandes empresas se importam com a nossa opinião sobre os seus produtos e que nem sempre as coisas são impostas "goela a baixo". A Equipe da Biblioteca participou e todos gostaram muito. Biblioteca Alfredo Monteiro biblioteca@oswaldocruz.br
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais