Alunos de radialismo assistem palestra com Sérgio Fialho e participam de atividade prática
Foto: Ariadne Catanzaro
Sérgio Fialho, locutor e diretor artístico da Rádio Transamérica

Alunos do primeiro ano do curso de Rádio e Televisão, das Faculdades Integradas Interamericanas (FAITER), acompanharam, no último mês de maio, uma palestra ministrada por Sérgio Fialho, locutor e diretor artístico da Rádio Transamérica, sob o tema: “Rádio e Seus Estilos”. Durante o encontro, o palestrante pontuou aos estudantes alguns aspectos marcantes do rádio. Os alunos também desenvolveram uma atividade de prática de locução, simulando a abertura de um programa radiofônico. A atividade foi complementar à disciplina de Técnicas de Interpretação para Rádio ministrada pela professora Gabriela Oliveira.

O locutor da Transamérica Light e professor do curso Personal Speaker foi convidado pela direção do curso por agregar uma vasta experiência profissional em seu currículo, Sérgio apresenta expertises profissionais na sua área desde 1989 a serviço de emissoras como Nativa FM – SP, Eldorado AM – SP, Antena 1 FM – SP, Ômega FM – SP, Nova Brasil FM – SP e outras. Além disso também já atuou como professor de locução no SENAC e na UNIBAN.

A atividade iniciou com o palestrante explicando aos alunos como o rádio faz parte do cotidiano das pessoas, e esse fato muitas vezes se deve ao trabalho do radialista. A professora Gabriela Oliveira compartilha da mesma opinião, segundo ela, “Se todo dia estamos sintonizados numa mesma frequência do ‘dial’, não é só em função de um programa que nos agrada. Sem perceber, quem nós mantem sempre ligados naquela sintonia é o radialista que comanda a programação. Sua voz, aliada ao seu carisma e o seu jeito único de conversar com o ouvinte”.

Além disso, Sérgio abordou alguns pontos tidos como de grande importância para os profissionais da área, expôs os diferentes tipos de locução para cada segmento, estrutura, equipamentos e como funciona um estúdio de rádio através de vídeos ilustrativos. Durante as exemplificações, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma atividade de prática de locução, simulando a abertura de um programa radiofônico, em diferentes segmentos e estilos de locução.

Para a professora Gabriela o exercício foi importante porque, segundo ela, “na comunicação do radialista, a voz assume um papel muito importante ao transmitir as diferentes informações, pois ela carrega as intenções do texto falado como seriedade, descontração, ironia ou sedução, de acordo com o ajuste de variados recursos vocais que envolvem dicção, projeção, entonação, respiração, modulação, ritmo e velocidade de fala”.

  Publicado em: 29/06/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
em: 12/08/2012 21:27:00
1) Grande Mestre Professor.
Tive o privilegio de ser seu aluno no ano em 2009 na Uniban Campo de Marte.
Grande Abraço, Sérgio "Espetacular" Fialho.
Seu aluno e amigo
Daniel Rufino.
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais