Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
Saída Foctográfica
Foto: Julio M. Silva
foctografica1

Alunos da Faiter, dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Rádio e TV realizaram no dia 12 de maio a primeira Saída FOCtográfica.
Com intuito de ampliar o repertório visual do aluno , além de trabalhar de forma prática as informações teóricas e técnicas passadas nas aulas, o trajeto escolhido para essa atividade foi o Centro Velho de São Paulo, antes região decadente, abriga atualmente um rico complexo arquitetônico, histórico e cultural, com comércio tradicional e fachadas antigas de cara nova.
Charmosos cafés, restaurantes e centros culturais oferecem entretenimento de qualidade: de mostra internacional de cinema a exposições de arte e shows de música erudita

A primeira parada foi na cobertura do Edifício Martinelli – Inaugurado em 1934 com seus 27 andares, teve sua polêmica construção iniciada em 1922 – muitos estavam certos que o edifício iria ruir.
Concebido pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli, foi durante muitos anos o edifício mais alto da cidade, famoso por ter sido "o primeiro arranha–céu da América do Sul“.
Os acabamentos eram luxuosos: pisos e escadas em mármore de Carrara, portas em pinho de Riga, ferragens inglesas, tapetes raros.

A partir da II Guerra Mundial, diversas circunstâncias provocaram sua decadência e deterioração e o edifício ficou abandonado durante as décadas de 60 e 70, transformado em um imenso cortiço.
Em 1975 foi determinada uma intervenção para obra de recuperação do edifício e desde então abriga secretarias e empresas municipais.

Como atividade foi sugerido que os alunos analisassem e fotografassem a cidade de forma panorâmica, sempre observando as suas características, formas, relevos, ponto focal, linhas, direções.
Depois continuamos o trajeto passando pelo Edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício do Banespa ou Banespão), Centro Cultural Banco do Brasil, Pátio do Colégio , Praça da Sé, Largo São Francisco, Praça do Patriarca, Viaduto do Chá e Teatro Municipal.

Participaram desse atividade os professores: Júlio M. Silva, Ana Claudia Bruni, José Oliveira, Rubens Alves, e Guilherme Maciel.
Para o segundo semestre já está previsto outra Saída FOCtográfica, em breve teremos mais informações.




Depoimentos dos alunos via Facebook:Para mim o que a Saída FOCtográfica significou:

• Felipe Hayter :Emoções muito boas. Ao mesmo tempo, uma visão individualizada e profunda de se observar as construções, edifícios e objetos que nos cercam e ver muita gente reunida e partilhando de um mesmo objetivo: conhecimento.
Veleu muito a pena, passei o tempo com gente muito querida e espero que venham muitas outras vezes!

Marcelo Ferreira Coldfer Também aproveitei bastante a saída e captei momentos que por mim passam sempre despercebidos. Já passei por aqueles lugares diversas vezes, sempre com olhos de quem está com pressa. Mas hoje eu me permiti observar e foi uma experiência interessante e gratificante. Agradeço aos amigos pela companhia e aos professores que planejaram tudo. Foi um sucesso.


Michele Silva – Acordar cedo, depois de ter dormido tarde, e perceber que a cidade que nunca dorme, fica cada vez mais linda a cada olhar ... Nos permitindo ver sempre uma nova cidade. E mais do que isso, mesmo que de forma rápida tive contato com alguns colegas que antes eu não havia me permitido ... Valeu Julio e Guilherme !!!


Guilherme Rodrigues – foi gratificante, fiquei muito contente mesmo, a experiência no Ed. Martinelli, pra mim foi emocionante. As fotografias, sentimentos capturados, sem palavras... Perdeu quem não foi. Obrigado a todos professores que foram e aos alunos também. FOI MUITO DIVERTIDO.


Danilo Deodoro – Descobri que não conheço a minha cidade e gostaria de fazer esses passeios mais vezes. Foi uma experiência única e mais de 150 fotos pra editar!

  Publicado em: 26/06/2012  por: Cláudio Luiz Gonçalves  
Comentários
em: 26/06/2012 23:04:36
1) Muito legal, adorei!!
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Formanda de Engenharia Química é laureada com o Prêmio CREA de Formação Profissional
01/07/2014
Coordenação de alimentos promove degustação de produtos inéditos desenvolvidos por alunos
01/07/2014
Alterações no sistema de atendimento da Receita Escolar
26/06/2014
Alunos da ESQ e de Bacharelado em Química participam do IX Seminário sobre Reciclagem da POLI–USP
18/06/2014
Cursos Técnicos – matrículas para o segundo semestre de 2014
11/06/2014
MEC define novos prazos para aditamento de contratos de financiamento
10/06/2014
Professora de Farmácia fala sobre a nova regulamentação dos fitoterápicos ao Portal do CRF
10/06/2014
Confira o segundo bloco do “Programa Caixa Registradora”
10/06/2014
Alunos de Economia, Contabilidade e Administração realizam visita técnica à BM&FBovespa
04/06/2014
Alunos de Alimentos (Industrializados) realizam visita técnica à fábrica da Yakult
04/06/2014