Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz Cursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz Ensino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo Cruz Processo Seletivo
Lugar de publicitário também é no teatro.

teatro9
Uma boa peça de teatro é sempre uma excelente opção de cultura e lazer. Porém, para o universo da propaganda é seguramente uma fonte de aumento de repertório e inspiração no seu processo criativo. O publicitário não é um artista. Embora a origem da profissão tenha sido exercida por poetas e artistas plásticos, publicitários contemporâneos não são, em definição, “artistas”. A arte serve como motivação e ferramenta. O estudo das diferentes formas de expressão auxilia no processo de criação. Esse olhar artístico mostra muitas vezes um potencial latente nesses profissionais e, não raro, muitos deles se desenvolverem nesse sentido.

O processo criativo para o publicitário tem como base a propulsão de ideias, que direcionadas e bem trabalhadas transformam–se em peças publicitárias. A meta desse trabalho é a comunicação persuasiva, porém recheada de reflexões sobre o mercado de consumo. Resumindo, o publicitário não pode ignorar as expressões artísticas.

O professor Rubens Alves Júnior, responsável pela disciplina Redação Publicitária, programou em conjunto com o coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, o professor Júlio M. Silva, uma atividade externa para os alunos dos dois primeiros anos. A ideia era escolher uma montagem que se dispusesse a oferecer uma sessão fechada aos estudantes.

A peça escolhida foi “Uma Questão de Tempo” que tem no elenco os talentosos atores Christiane Lopes, Renata Mazzei, Carlos César, Lucas De Lucca com texto de Alberto Guiraldelli e direção de Mônica Granndo. E assim, no dia 18 de maio, professores e alunos foram ao teatro. O texto é composto de várias historias que tem como fio condutor a relação do ser humano com o tempo. São situações que chegam à comédia por um viés crítico que faz a platéia rir e se emocionar. Tudo isso um prato cheio de referência e inspiração, mas acima de tudo muito “repertório de vida” para ansiosos e interessados aspirantes a publicitários. Gentilmente, os atores toparam fazer uma sessão extra apenas para os estudantes e o melhor foi toparem um bate–papo no final da noite sobre a semelhança entre os processos criativos para uma produção teatral e uma campanha publicitária. Como criar uma cena? Como criar personagens? Qual a referência que o texto nos dá? Estes foram temas levantados e aprofundados.

Os alunos ficaram entusiasmados e como sempre fazem nas aulas de Redação Publicitária, registram suas impressões em um diário no formato de blog que proporciona interatividade com colegas e o professor.


Depoimentos dos alunos:

Gabriela dos Santos Silva
“No bate–papo com os atores, após a peça, foi possível descobrir que assim como o publicitário, o ator também recebe um "briefing" com as principais informações que a peça teatral deve possuir.”

Marcelo Ferreira da Silva
“Por mais de uma vez me senti no meio daquelas situações e aquela coincidência só deixou tudo muito mais engraçado. Sinto que estou aumentando a minha bagagem cultural, e automaticamente o meu repertório cultural.”

Rodrigo Gea Caetano
“Logo após a peça discutimos a relação que possui o teatro com publicidade e focamos principalmente nas técnicas utilizadas para o desenvolvimento de peças criativas.”

Thiago Seiti Hiromoto
“A relação entre a criação de personagem e de peças publicitárias é muito próxima, e todo o papo de "repertório, repertório, repertório..." é tão válido quanto para nós.”

“Uma Questão de Tempo” teve uma temporada em abril no Teatro Augusta e em maio no Teatro Escola Macunaíma onde aconteceu essa noite especial. No mês de agosto estará de volta no Teatro Augusta para mais uma temporada de muito sucesso! Vale conferir!
  Publicado em: 15/06/2012  por: Cláudio Luiz Gonçalves  
Comentários
em: 19/06/2012 10:23:26
1) Nossa...Adorei esta matéria! Sou atriz e estudante do último ano do curso de Desenho Industrial da FAITER. Concordo plenamente com a relação do teatro associado aos profissionais publicitários.

Jordana Donni

Jordanadoni@ymail.com
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Professoras da ESQ participam do I Fórum de Ensino Superior da Área Química
22/10/2014
Oswaldo Cruz promove SIPAT 2014
20/10/2014
Aluno de Engenharia Ambiental participará de Congresso Brasileiro de Meteorologia
13/10/2014
Diretor de Farmácia concede entrevista para a Revista ABCFARMA
13/10/2014
Curso de Administração recebe três estrelas do Guia do Estudante 2014
13/10/2014
Alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizam visita técnica à área de TI do HC
13/10/2014
Especialistas em meio ambiente ministram palestras para alunos de Gestão Ambiental
10/10/2014
Alunos da Pós–Graduação em Perfumaria recebem órgão do perfumista
08/10/2014
FAITER promove quarta edição do concurso fotográfico “Além do que se vê”
07/10/2014
Curso de Design da FAITER ganha dois primeiros lugares no Gravity Race Car
07/10/2014