Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
Estudantes de Rádio e TV da FAITER participam de atividades de campo
Foto: Pablo (FAITER)
Oficina de Percussão – Gestos Sonoros

Alunos do curso de Rádio e TV das Faculdades Integradas Interamericanas (FAITER) participaram de atividades de campo relacionadas à modalidade de extensão neste mês de maio. A ação tem por objetivo fomentar a participação dos estudantes em eventos culturais relevantes, como por exemplo, a Oficina de Percussão – Gestos Sonoros, ministrada por Bruno Degani Cavalcanti Duarte, musicoterapeuta, percussionista e educador, e a peça de teatro: O Direito de Cantar, em cartaz no Teatro Zanoni Ferrite.

As atividades são complementares às disciplinas “Elementos da Linguagem Musical”, ministrada pelo professor Felipe Adam Kurschat e “Elementos da Linguagem Musical, Realidade Sócio–Política Econômica Brasileira e Projeto Experimental”, dos professores Felipe Kurschat, Rogério Prestes e Raquel Corrêa.

Bruno Degani é tido atualmente, como um dos grandes nomes na cena musical de São Paulo, tendo se apresentado com grupos e artistas como a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Cid Campos, Mawaca, Clara Becker, Monarco, Siba, Lula Alencar e outros.

Projeto Gestos Sonoros

Além disso, Bruno é o idealizador e coordenador do projeto Gestos Sonoros, curso e grupo de percussão que estuda a relação movimento–som e que utiliza o gesto como principal meio de condução da improvisação musical. Com este projeto, Bruno ministrou em julho de 2010 oficinas de improvisação e de percussão brasileira em Cuba, com apoio do Ministério da Cultura, no edital “Intercâmbio e Difusão Cultural”. Em seu retorno ao Brasil, apresentou uma palestra sobre sua pesquisa no Encontro Percussivo realizado na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).

Durante a oficina, os alunos da FAITER interpretaram os gestos do palestrante produzindo o som deste movimento. O conjunto tornou–se dirigido pela improvisação conduzida, Bruno desenvolveu gestos manuais para reger uma improvisação podendo criar climas e músicas espontâneas.

Segundo o professor Felipe Adam Kurschat, “a oficina de percussão contempla a disciplina aproximando o aluno à compreensão da construção musical, fazendo com que ele perceba esta construção executando, facilitando a incorporação métrica da música, que irá ajudá–lo não só no entendimento técnico da música, mas também no entendimento rítmico, base para execução da edição de imagem, onde ele terá que perceber a rítmica da música para sincronizar imagem e som”.





O Direito de Cantar

Já a peça “O Direito de Cantar”, conta a história de Ersília e Nina, numa clara alusão às cantoras Carmen e Aurora Miranda, Linda e Dircinha Batista, e outras artista chamadas de rainhas do rádio, e que foram precursoras de um movimento de comunicação e entretenimento de massa na década de 30. A encenação também faz referencia à televisão, que na época despontava como a grande novidade.

“A palavra cantada ganha destaque nessa montagem, na experiência de uma geração que colocava a imaginação a serviço do que lhe chegava aos ouvidos, pelas ondas do rádio. Essas canções ainda estão vivas na memória de muitas pessoas, e são um registro vivo de um modo de falar, de se expressar artisticamente e de vender produtos anunciados ao som de jingles famosos”, descreveu o professor Felipe Kurschat, explicando a importância da atividade junto aos estudantes de Radialismo.

  Publicado em: 22/05/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
em: 23/05/2012 14:36:46
1) Ótimo. É sempre um prazer levar o Bruno à nossa faculdade e oferecer a oportunidade ao alunos de vivenciar um trabalho tão integrador e alegre, além de de relevar e colocar em prática aspectos muitos importantes da minha aula. Espero que tenha acrescentado a todos.

Foi um prazer acompanhar os alunos na peça e ajudar a fomentar o acesso a cultura, principalmente quando a iniciativa vem deles! Parabéns aos alunos.

abs
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Sakura Nakaya Alimentos faz parceria exclusiva para recrutar aluno de Engenharia de Produção da FOC
17/04/2014
Domínio de idiomas estrangeiros pode aumentar o salário em até 51,89%
17/04/2014
Aditamento de renovação semestral do FIES – 2014
17/04/2014
Segunda noite do ciclo de palestras PP MIX aborda o universo das webséries e do Storytelling
16/04/2014
Segunda edição do ciclo de palestras PP Mix reúne expoentes da área da Publicidade nas FOC
16/04/2014
Primeira edição de Conversas em Economia Aplicada 2014 aborda os 50 anos do golpe militar
16/04/2014
Alunas do curso de Enfermagem se destacam em processo de seleção de estágio
08/04/2014
I Jornada de Contabilidade das Faculdades Oswaldo Cruz
04/04/2014
Primeira edição da atividade: Conversas em Economia Aplicada 2014
04/04/2014
Professora Caroly Cardoso colabora com programa da TV Cultura
01/04/2014