Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
Alunos de Contabilidade da FAEC são aprovados no primeiro exame de suficiência de 2012
Foto: Ricardo Mirão
Exame de Suficiência

Os alunos Enrico Diniz, Fernanda Freitas, Paola Vitória da Silva Theisen e Renata Reche Simon Peppe, do quarto ano (4CT), do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis (FAEC), foram aprovados no exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC–SP) realizado no último dia 25 de março, estando ainda no segundo mês do último ano do curso. A prova teve como objetivo testar os conhecimentos básicos dos formandos em Contabilidade e a aprovação é obrigatória para obtenção ou restabelecimento do registro de Contabilista.

O exame é aplicado duas vezes por ano em todo o país e passou a ser obrigatório após a promulgação da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010. No Estado de São Paulo, as avaliações foram aplicadas pelo CRC–SP em 19 cidades. O teste é regido pela Resolução nº 1.301/2010 e sua execução compete à Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Assim como já ocorre com outras profissões, como o “Direito”, por exemplo, agora todos os estudantes da área de Ciências Contábeis deverão se submeter ao Exame de suficiência para avaliar o nível de conhecimento adquirido na área durante os estudos. As provas foram constituídas de duas modalidades específicas, uma aplicada aos Bacharéis em Ciências Contábeis e outra aplicada aos Técnicos em Contabilidade.

Preparação para a prova

Os estudantes da FAEC aprovados nesta edição entre os bacharéis explicam como se prepararam para o desafio. O aluno Enrico Diniz alega não ter estudado com a finalidade de prestar a prova, mas que participou das edições anteriores e recorreu a professores e amigos.

“A preparação foi o próprio empenho ao longo do curso, uma vez que na prova de suficiência são testados os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica, porém apenas para relembrar alguns conceitos obtidos ao longo do curso, refiz as provas anteriores do exame, e tirei dúvidas pontuais com os professores e colegas” explicou. “Entendo que não há motivo para nervosismo, uma vez que estamos altamente preparados para obtenção de êxito no exame de suficiência, tendo em vista o curso de alta qualidade das Faculdades Oswaldo Cruz”, ponderou Enrico.

A estudante Fernanda Freitas, também afirma não ter estudado com o propósito de prestar o exame, e, segundo ela, foi aprovada com base no conhecimento acadêmico adquirido em sala de aula e pela sua experiência profissional. “A minha preparação foi apenas em Janeiro quando fiz a inscrição que refiz umas das provas do ano passado, depois desencanei, fui fazer a prova mesmo para avaliar como eu estava e não estudei mais nada. Ainda bem que o meu conhecimento tanto acadêmico adquirido e com a vivência na contabilidade foram suficientes para eu passar na prova”, declarou Fernanda.

Sem nervosismo

Renata Reche afirma ter encarado a prova sem nenhum tipo de nervosismo. “Não houve nervosismo, talvez só um pouco de ansiedade. Encarei a prova como uma oportunidade que me traria benefícios em qualquer das duas situações de resultado: seu eu passasse seria algo excelente, pois não teria que me preocupar com a prova no fim do ano, quando a monografia acaba por tomar certo tempo e a sobrecarga de tarefas e trabalhos é enorme. Ou até mesmo ter que fazer a prova após me formar, quando alguns aprendizados não estão tão “frescos” em nossa mente. Se não passasse, seria uma maneira de conhecer a prova e me preparar melhor para a próxima. Encarando as coisas desta forma não fiquei nervosa, refiz as duas provas anteriores, estudando cada pergunta e resposta, buscando sanar dúvidas”, explicou a aluna.

Os estudantes também deram a sua opinião em relação ao conteúdo ministrado em sala de aula, para eles em total consonância com o exigido nos testes do CRC. “Os professores da FOC estão cada vez mais ambientando–nos ao atual ambiente IFRS (Atual Padrão Contábil Internacional), que exige muito mais interpretação e uso do julgamento profissional sobre os fatos. No atual cenário da Contabilidade, a essência prevalece sobre a forma, ou seja, o perfil exigido é de um profissional com alta capacidade analítica, conhecedor das normas para aplicação do julgamento profissional”, ponderou Enrico.

Para Fernanda, as questões apresentadas na prova “foram vistas no começo desse ano letivo, acredito que isso ajudou muito a todos os que prestaram esse exame. O conteúdo da FAEC está de acordo com o solicitado no exame”. Renata também compartilha da mesma opinião: “Através das perguntas consegui até mesmo lembrar a disciplina e ano em que aprendi aquele determinado assunto. Na verdade acho que as aulas me deram a base maior para conseguir resolver a prova, pois meu único estudo foi resolver as provas anteriores, o que também só foi possível graças aos conhecimentos adquiridos em sala de aula”.

  Publicado em: 07/05/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
em: 09/05/2012 20:56:48
1) Galerinha meus parabéns vocês merecem...Pena eu não estar mais entre vocês!
 
em: 09/05/2012 10:02:00
2) Parabéns a todos!
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
ENADE 2014 – Confira a lista de cursos que deverão participar do exame
04/07/2014
Recesso Acadêmico e Férias Escolares – Julho de 2014
02/07/2014
Formanda de Engenharia Química é laureada com o Prêmio CREA de Formação Profissional
01/07/2014
Coordenação de alimentos promove degustação de produtos inéditos desenvolvidos por alunos
01/07/2014
Alterações no sistema de atendimento da Receita Escolar
26/06/2014
NEXT abre inscrições para cursos de férias na área de cosmetologia
18/06/2014
Alunos da ESQ e de Bacharelado em Química participam do IX Seminário sobre Reciclagem da POLI–USP
18/06/2014
Cursos Técnicos – matrículas para o segundo semestre de 2014
11/06/2014
MEC define novos prazos para aditamento de contratos de financiamento
10/06/2014
Professora de Farmácia fala sobre a nova regulamentação dos fitoterápicos ao Portal do CRF
10/06/2014