Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
NEXT terá curso ministrado por jornalista que já atuou em alguns dos principais jornais do país
Foto: asiapacificjob.com
Escrever, Falar.... e ConVencer

O Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), das Faculdades Oswaldo Cruz, está com inscrições abertas para o curso Escrever, Falar.... e ConVencer, que será ministrado pela jornalista Nanete Neves, cuja experiência foi construída a serviço de alguns dos mais importantes veículos de comunicação brasileiros, como por exemplo, Revista Veja e para os jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico, entre outros.

O curso tem como finalidade fornecer aos alunos interessados, técnicas de comunicação para o dia a dia com um viés mais profissional tanto na escrita quanto na comunicação oral, por meio da assertividade na comunicação, tida hoje como uma qualidade cada vez mais valorizada no mundo corporativo, mas se não for bem aplicada, pode causar transtornos, agredir ou distanciar as pessoas.

“A intenção é abrir novos horizontes e criar referências culturais. Muitas vezes, uma linguagem um pouco mais poética suaviza os relacionamentos, suaviza a mensagem. Hoje em dia, a assertividade está sendo muito valorizada dentro das empresas, mas por conta disso, às vezes, as pessoas acabam se magoando desnecessariamente com algo que foi dito de forma direta demais. Isso pode causar climas indesejáveis para o mercado de trabalho. Dá para falar de uma forma mais gentil e correta”, explica Nanete.

Mídias sociais

Com o advento da utilização das chamadas mídias sociais e a rapidez que estes veículos implicam a seus usuários, a revisão de textos e o cuidado na escrita acabam ficando em segundo plano. “Hoje por conta do grande número de mídias, as pessoas tendem a escrever tudo de forma resumida e muitas vezes de forma errada”, aponta Nanete, que também cita alguns descuidados cometidos na hora de redigir e–mails.

“Já li e–mail de CEOs (diretores) de grandes empresas cheios de erros. As pessoas fazem cursos, graduações, pós–graduações e MBAs e não aprendem o mais simples que é a nossa língua, e ela não é difícil de ser compreendida, mas as pessoas não tem o hábito de ler e quem não lê não escreve bem. Não é necessário compreender a fundo as regras, mas para quem está habituado com a leitura, percebe com facilidade quando algo não está soando bem”, ponderou a jornalista.

Ainda segundo ela, “no curso vou ministrar noções gerais sobre a língua portuguesa. Claro que pelo tempo do curso (12 horas) não dará para dar conta de todas as regras da nova ortografia, mas vou passar aos alunos algumas dicas e segredos que os farão compreender melhor a nossa língua. Vou explicar sobre a potência das palavras, a intenção que permeia a palavra, a questão da linguagem e coisas simples que as pessoas poderão usar em e–mails e torpedos e até mesmo num contato telefônico de forma direta objetiva e delicada”.

Experiência e expertise

Nanete é pós–graduada em Criação Literária, há cinco anos se dedica com exclusividade a livros e literatura, atuando também como ghostwriter, coordenadora editorial e preparadora para grandes editoras. Ministra o curso Biografias & Ghostwriting na Oficina de Escrita Criativa, em São Paulo. Essa experiência lhe confere as expertises necessárias para aplicação de vários exercícios práticos em sala de aula.

“Durantes as aulas pretendo aplicar vários exercícios, a ideia é que os alunos façam as coisas em sala de aula comigo. Vou usar o meu conhecimento em jornalismo para aplicação no dia a dia das pessoas. Quando uma pessoa precisa fazer uma apresentação, muitas vezes o faz de forma complicada, enrolada, não vai direto ao ponto e acaba cansando quem está assistindo ou ouvindo”, completou Nanete.

Para finalizar, ela ainda explica que “uma boa comunicação é base para tudo, para a vida pessoal porque a vida não se resume só a trabalho, é importante na hora de prestar concursos que sempre apresenta uma parte constituída por uma redação. As pessoas precisam ter um pouco mais de contato com a ficção, precisam aprender a soltar um pouco mais o texto e perder o medo de escrever, porque escrever não morde. Escrever é um ato gostoso e estimulante”.

  Publicado em: 27/04/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
1) Onde eu faço a inscriçao para o curso? Estou super interessada.

Por favor entre em contato por meio do e–mail: next@oswaldocruz.br

Atenciosamente:
Ricardo Mirão.
Comentado por: LIGIA BATISTA GUANDELINE em: 29/05/2012 11:50:13
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Sakura Nakaya Alimentos faz parceria exclusiva para recrutar aluno de Engenharia de Produção da FOC
17/04/2014
Domínio de idiomas estrangeiros pode aumentar o salário em até 51,89%
17/04/2014
Aditamento de renovação semestral do FIES – 2014
17/04/2014
Segunda noite do ciclo de palestras PP MIX aborda o universo das webséries e do Storytelling
16/04/2014
Segunda edição do ciclo de palestras PP Mix reúne expoentes da área da Publicidade nas FOC
16/04/2014
Primeira edição de Conversas em Economia Aplicada 2014 aborda os 50 anos do golpe militar
16/04/2014
Alunas do curso de Enfermagem se destacam em processo de seleção de estágio
08/04/2014
FOC e ISIC participam do 1º Meeting das Universidades da Área de Beleza
07/04/2014
I Jornada de Contabilidade das Faculdades Oswaldo Cruz
04/04/2014
Primeira edição da atividade: Conversas em Economia Aplicada 2014
04/04/2014