Professor Nobu Chinen lança novo livro em parceria com grupo de docentes
Foto: Divulgação
Gibi – A Revista Sinônimo de Quadrinhos

O Professor Nobu Chinen, pesquisador, historiador, professor de Histórias em Quadrinhos, e docente dos cursos de Design; Publicidade e Propaganda e Radialismo das Faculdades Integradas Interamericanas (FAITER) em parceria com os professores doutores Waldomiro Vergueiro, da ECA–USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), Paulo Ramos, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Roberto Elísio dos Santos, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USSC), lançarão amanhã, dia 14 de abril, o livro Gibi – A Revista Sinônimo de Quadrinhos na Gibiteria–HQ’s & Afins (Praça Benedito Calixto, 158 – 1º andar Pinheiros São Paulo).

“O livro trata de uma das mais importantes publicações de quadrinhos do Brasil: o Gibi fez tanto sucesso, que acabou se tornando sinônimo de revistas em quadrinhos, fenômeno semelhante a alguns produtos como Gilete e Bombril”, explicou o professor Nobu Chinen.

Atualmente os atores do livro são a grande referência de Quadrinhos no país. “O professor Dr. Waldomiro Vergueiro, da Universidade de São Paulo (USP), é uma grande referência, é muito respeitado no mundo dos quadrinhos já há algum tempo. Ele é o coordenador do Observatório de Quadrinhos da ECA, representando o Brasil em algumas entidades Internacionais que estudam quadrinhos entre outras atividades”, aponto o professor Nobu.

Ainda segundo ele, “o professor Dr. Paulo Ramos (atualmente cursando pós–doutorado), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é outro grande estudioso, eu diria inclusive que atualmente ele é o grande Pop Star dessa área, é sempre convidado para ministrar palestras, convidado para participar de programas de TV e ou voltado para o jornalismo, como o Programa Roda Viva, por exemplo, na época que entrevistou o Laerte, o Paulo foi convidado para participar como um dos entrevistadores. Roberto Elísio dos Santos também é pós–doutorado, e um dos grandes pesquisadores de Quadrinhos no Brasil”.

O livro é dividido em quatro partes: 1) panorama geral das publicações em quadrinhos que antecederam o lançamento do Gibi; 2) a revista Gibi, lançada em 1939 e que durou até os anos 60; 3) a nova fase do Gibi, de meados da década de 70 e outras utilizações do título 4) o papel de Roberto Marinho como editor de revistas em quadrinhos. Cada um dos autores ficou responsável por um capítulo. A obra contém 110 páginas e o preço divulgado é de R$28,00.

  Publicado em: 13/04/2012  por: Ricardo Mirão  
Comentários
1) Parabéns Professor Nobu.
Comentado por: Usuário do administrativo em: 18/04/2012 19:56:03
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável