APROFOC participa do VIII Encontro Nacional de Educação Superior
Foto: Arquivo Pessoal
VIII Encontro Nacional de Educação Superior

Os professores Dorival Bonora, Maria Cristina Ricci, Rebeca Piumbato e Wellington Gennari, representando a Associação dos Professores das Faculdades Oswaldo Cruz (APROFOC) participaram do VIII Encontro Nacional de Educação Superior da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), realizado nos dias 18 e 19 de junho de 2011, no Hotel Braston, em São Paulo.

Nesta edição o tema discutido foi o “Novo modelo de expansão privatista”, que objetivou fomentar discussões para a atualização do debate sobre a educação superior e aprovar indicativos para o posicionamento da CONTEE em relação ao tema. Na oportunidade foram discutidas as condições de trabalho, as demandas, desafios e perspectivas de trabalho no ensino superior privado.

As discussões tiveram como base as pautas e contribuições enviadas pelas entidades filiadas à CONTEE, com base nas resoluções dos encontros regionais e preparatórios para esta etapa nacional como, por exemplo, o Encontro Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Estado de São Paulo, promovido pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP), realizado entre os dias 01 e 02 de abril, na cidade de Campinas em São Paulo, onde os professores também estiveram presentes.

Além de lecionar na Oswaldo Cruz, o professor Dorival Bonora também ocupa o cargo de diretor do SINPRO–SP. Já as professoras Maria Cristina Ricci e Rebeca Piumbato são delegadas sindicais do SINPRO–SP e o professor Wellington Gennari é diretor da FEPESP.

Entenda o que é a APROFOC:

A APROFOC foi fundada em 1985, no calor das “Diretas Já”. Na época, a nova organização estava imbuída e movida pela força motriz dos movimentos políticos e democráticos que se manifestavam por todo o país. Eram anos de extrema inflação e os salários eram rapidamente consumidos. Em busca de melhores condições um grupo de professores se organizou e fundou a associação.

Segundo o professor Wladimir Catanzaro, um dos fundadores da associação, hoje Diretor Geral das Faculdades Oswaldo Cruz, a APROFOC nasceu num momento de greve, quando se uniu todo o corpo docente das nossas faculdades.

“Até aquele momento não havia muito contato entre professores das diversas unidades da instituição. Mas, embora ela tenha surgido num momento de grande queda salarial, não nasceu exclusivamente com o propósito de reivindicação salarial, este era um dos aspectos apenas. A questão central foi a de melhoria nas condições de trabalho”, explicou o diretor–geral. “A associação foi criada a partir de um discurso muito tocante do professor José Bello Valente, então professor de Matemática da Faec, que hoje dá nome a associação”, recordou.

  Publicado em: 09/08/2011  por: Ricardo Mirão  
Comentários
em: 10/08/2011 17:25:02
1) Caros colegas,

Estivemos muito bem representados no evento.

Profa Maria Elizabeth Brotto.
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável