Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz Cursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz Ensino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo Cruz Processo Seletivo
Oswaldo Cruz lança curso de Pós–graduação em Nanotecnologia
Foto: Ricardo Mirão
O coordenador do curso, Prof. Dr. Léo Santos

As Faculdades Oswaldo Cruz lançam curso de Pós–Graduação de Nanotecnologia Química e Farmacêutica. A especialização terá início em Março de 2011 e receberá interessados oriundos dos cursos de Ciências Exatas, Química, Física, Engenharia Química e outras Engenharias, sobretudo, das áreas da Saúde, como Farmácia, Bioquímica, entre outros. O curso visa formar profissionais preparados para atuar na indústria e na pesquisa de novas tecnologias. A especialização será constituída por 12 módulos de 32 horas cada, divididos em 3 semestres, com carga horária total de 392 horas.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Léo Santos, explica que “ após a breve introdução do curso, a cerca da definição e conceitos sobre a nanotecnologia, quando e porque surgiu, os aspectos importantes, a influência da diminuição do tamanho das partículas e, sobretudo, das emulsões nas propriedades dos materiais em novos produtos”.

Ainda segundo o Dr. Léo, “O curso terá disciplinas importantíssimas para o desenvolvimento do profissional nesta área, entre outras, a saber: química de colóides e de superfícies, química do estado sólido e fundamental, nanotecnologia com nanopartículas nas possíveis aplicações em uma grande área do desenvolvimento de novos produtos, tais como: a produção de óxidos inorgânicos para diversas aplicações, incluindo pigmentos, catalisadores, materiais cerâmicos, emulsões e espumas, cosméticos, medicamentos, bem como, polímeros em suspensão e emulsão”.

A área de polimeros de engenharia, também, faz uso da nanotecnologia em diferentes aplicações, por exemplo, para melhoria de propriedades mecânicas e em aplicações anti–chamas em cabos e outros materiais, principalmente elétricos.

Além disso, também, haverão tópicos que correlacionam a nanotecnologia em aplicações para a área de saúde, como fármacos para liberação controlada de principios ativos, bem como, módulos específicos que explicam quais as técnicas mais utilizadas para a caracterização de nanomateriais.

Segundo o Prof. Leo, “o nosso curso será voltado, sobretudo, para profissionais que atuam ou desejam atuar na indústria e, principalmente, que tenham a filosofia de desenvolver e melhorar o desempenho de produtos com base na nanoaplicação. O conteúdo do curso foi desenvolvido seguindo esse conceito! O profissional formado sairá com uma base sólida para aplicar os conhecimentos adquiridos em sua carreira profissional”.

Mercado de Trabalho

As empresas que mais contratam profissionais oriundos dessa área, são as que atuam no segmento de cosméticos e farmacêuticas. A indústria automobilística, também, faz uso da nanotecnologia na aplicação de nanoparticulas em reforço de polímeros, e para a melhoria da combustão diminuindo dessa forma a emissão de gases poluentes.

Segundo o coordenador do curso, outra aplicação bastante promissora é na exploração de petróleo com a descoberta do pré–sal. “Temos um grande número de empresas que dão suporte à Petrobras na extração do petróleo. Por exemplo, no controle de vazamentos de óleo, através de aplicação de nanopartículas magnéticas ou no aumento do tempo de vida de exploração de um determinado poço, através da utilização de nanoemulsões, objetivando melhorar o desempenho na extração do petróleo”.

Entenda como surgiu a Nanotecnologia

A expressão “nano” tem origem no grego, que quer dizer “anão” e, é uma medida de tamanho que faz referência ao nanômetro. Significa que é a bilionésima parte do metro, ou seja, é um metro dividido por 10 elevado a nona seguido de 9 zeros. Essa descoberta possibilitou à criação e manipulação da matéria em nível atômico e molecular, desta forma, as empresas passaram a desenvolver novos produtos e materiais mais baratos e eficientes à partir da organização dos átomos de forma desejada.

Os estudos dessa tecnologia começaram a ser desenvolvidos, ainda, na década de 50, pelo físico americano, Richard Feynman. Na época, o físico apresentou um projeto baseado na possibilidade de organizar os átomos da forma que for desejada, mas, por ser uma idéia muito avançada para a época, foi arquivada e somente décadas depois tomou novo fôlego por intermédio do pesquisador Norio Taniguchi, da universidade de Tókio, que estabeleceu o nome de Nanotecnologia e, então, desenvolveu trabalhos de processamento de ultra precisão de materiais com o uso de feixes de energia.

  Publicado em: 11/11/2010  por: Ricardo Mirão  
Comentários
em: 21/01/2011 14:28:52
1) As empresas que mais contratam profissionais para nanotecnologia, são as que atuam no segmento de cosméticos e farmacêuticas, lembrando que, a legislação permite que apenas Farmacêuticos atuem na industria Farmacêutica (outros profissionais que se encontram na ind farmaceutica estão voltando a sala de aula para se formarem em farmácia por causa da legislação imposta pelo CRF). Já na industria de Cosmeticos outros profissionais tambem podem ser utilizados alem do Farmacêutico.
 
em: 09/12/2010 09:57:24
2) Meu TCC foi sobre o uso da Nanotech no tratamento do Câncer.
 
em: 11/11/2010 22:30:42
3) Assunto bem interessante. A Nanotecnologia vai dominar o mundo!
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Assistente da Direção do curso de Farmácia recebe Medalha Adolfo Lutz
30/10/2014
Aluno de Engenharia Química da FOC é o primeiro estudante a ministrar minicurso no COREEQ
28/10/2014
X Semana de Tecnologia conta com 13 palestras e exposições de trabalhos dos alunos
23/10/2014
Professoras da ESQ participam do I Fórum de Ensino Superior da Área Química
22/10/2014
Oswaldo Cruz promove SIPAT 2014
20/10/2014
Aluno de Engenharia Ambiental participará de Congresso Brasileiro de Meteorologia
13/10/2014
Diretor de Farmácia concede entrevista para a Revista ABCFARMA
13/10/2014
Curso de Administração recebe três estrelas do Guia do Estudante 2014
13/10/2014
Alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizam visita técnica à área de TI do HC
13/10/2014
Especialistas em meio ambiente ministram palestras para alunos de Gestão Ambiental
10/10/2014