Foto: Braskem
Curso de Engenharia Química visita técnica à Braskem
Curso de Engenharia Química do Oswaldo Cruz faz visita técnica à Braskem

O curso de Engenharia Química do Grupo Oswaldo Cruz realizou, no dia 20 de junho, uma visita técnica na empresa Braskem. A atividade ocorreu na Unidade de Insumos Básicos (UNIB 3), localizada no Polo Petroquímico do ABC, e proporcionou aos estudantes do 3°, 4° e 5° ano a participação em uma palestra juntamente com a equipe de operações da empresa.

“A visita técnica é um recurso didático–pedagógico que proporciona ao estudante um encontro com o universo profissional. Durante essa atividade, o estudante tem a oportunidade de conhecer processos industriais, equipamentos, instalações, organização industrial, práticas de segurança do trabalho, dentre outras de extrema relevância para a formação acadêmica”, aponta a coordenadora do curso, Profa. Ms. Leila Cristina Magalhães.

A visita técnica faz parte de um programa realizado com instituições de ensino que visa proporcionar para estudantes a oportunidade de conhecerem a Braskem, seu negócio, missão e valores, despertando assim, o interesse em participar do Programa Jovem Técnico ou Universitário realizados todos os anos pela companhia. A atividade possibilitou aos alunos do Oswaldo Cruz a visitar uma parte da unidade produtiva, tirar dúvidas com a equipe de produção e ter acesso à sala de controle de operações, ampliando sua visão de como os processos produtivos são conduzidos na empresa.

“Acredito que o mais legal de tudo durante a visita foi proporcionar aos alunos a noção real das dimensões de indústria petroquímica e dos equipamentos e processos envolvidos. O tamanho de uma coluna de destilação, de uma torre de resfriamento, de um trocador de calor. A sensação é impagável!”, destaca a aluna Priscilla dos Santos, aluna do curso de Engenharia Química do Oswaldo Cruz e estagiária em Engenharia de Processos na Braskem. “Na visita foi possível entender um pouquinho mais sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diversas matérias, especialmente nos cursos de Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias II. Isso proporcionou aos alunos entender na prática o tamanho das nossas responsabilidades e atribuições enquanto engenheiros químicos”, acrescenta.

A Braskem é uma indústria inserida no setor químico e petroquímico com participação em inúmeras cadeias produtivas. A empresa é a única petroquímica integrada de primeira e segunda geração de resinas termoplásticas no Brasil.

Publicado por: Egidio Oliveira  em: 28/08/2017