Foto: Marcos Simanovic
Alunos realizam visita técnica no Núcleo Itutinga Pilões
Alunos de Engenharia Ambiental realizam visita técnica na Serra do Mar

Os alunos do quinto ano do curso de Engenharia Ambiental do Grupo Oswaldo Cruz realizaram, no dia 8 de julho, uma visita técnica ao Núcleo Itutinga Pilões, no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Paulo. A atividade realizada na disciplina de Direito e Legislação Ambiental foi promovida pela professora Adriana Ponce Coelho Cerântola, por Marcos Simanovic, coronel da Polícia Militar e ex–comandante do 3° Batalhão de Polícia Ambiental, além do biólogo Rafael Ezequiel.

“A visita permitiu aos alunos aplicarem na prática conceitos técnicos identificados na legislação ambiental”, destaca a professora Adriana Cerântola, docente da disciplina de Direito e Legislação Ambiental.

A atividade proporcionou aos alunos a percepção por meio da identificação dos aspectos dos meios físico, biótico e antrópico, caracterização do uso e ocupação do solo, além da identificação de eventuais ilegalidades.

A visita possibilitou também conhecimentos de premissas básicas para deslocamento em ambientes florestais, interpretação de mapas, além da observação em campo dos parâmetros previstos nas normas referentes à identificação de estágios de regeneração de vegetação básica.

Criado em 1977, o parque compreende uma área de 43,8 mil hectares de extensão e abrange os municípios de Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e Mogi das Cruzes. O local conta com inúmeras trilhas, que podem ser visitadas gratuitamente e de forma monitorada.



Publicado por: Egidio Oliveira  em: 23/08/2017