Foto: Ricardo Mirão
Colação de Grau - 2013
Colação de Grau dos cursos da FAEC e FATEC 2012

Neste último dia 02 de fevereiro, a Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis Oswaldo Cruz (FAEC) e a Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz (FATEC), promoveram a colação de graus dos alunos dos seus respectivos cursos. Pela FAEC, colarão grau os estudantes formados em 2011 em Ciências Administrativas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Já pela FATEC colaram graus os formados também em 2011 nos cursos de Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Cosméticos, Tec. em Gestão Ambiental e Polímeros.

O local escolhido para a realização do evento foi o mesmo do ano passado, o Auditório Simón Bolívar, localizado no Memorial da América Latina. A cerimônia, que teve início por volta das 20h e durou aproximadamente 2h30, teve o apoio da Millenium formaturas e foi presidida pelo Prof. Diro Nishida, diretor das duas escolas.

Ao lado do professor Diro, se sentaram a Profa. Maria Angélica Barone, Assistente de Direção das escolas FAEC/FATEC, Prof. Joaquim Candido de Sousa Filho, patrono das Turmas FAEC/FATEC, os coordenador dos Cursos de Administração de Empresas, Prof. Roberto Vieira Robert, de Ciências Contábeis, Prof. Osvaldo Michael Stader, de Ciências Econômicas, Prof. Clóvis de Freitas Costa, de Tecnologia em Alimentos, Profa. Glaciane Mendes Roland, do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Prof. Robert Joseph Didio de Tecnologia em Cosméticos, Prof. Jadir Nunes, de Gestão Ambiental, Prof. Ricardo de Gouveia, e de Tecnologia em Polímeros, Prof. José Mauro Diniz Oliveira.

Além deles, também compuseram a mesa da celebração as Secretárias Gerais da FOC, Sra. Márcia Aparecida da Silva, e Sra. Maria Aparecida Joaquim da Silva, os paraninfos do curso de Administração de Empresas, Prof. Waldir Dainezi, de Ciências Contábeis, Prof. Marcos Antônio Santos Vicente, de Ciências Econômicas, Prof. Sandro Gonçalves Cano, do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gerson Rissetti, de Tecnologia em Cosméticos, Prof. Paulo Cesar Alves, de Gestão Ambiental, Prof. Júlio Cesar Zanzini, e de Tecnologia em Polímeros, Profa. Maria Cristina Ricci Queiroz .

Confira quem foram os convidados de honra

Os convidados de honra foram a Sra. Maria Valéria Espinos Guerra Martins, representante do Conselho Regional de Administração – CRA, Sr. Benjamin Teixeira Dourado, representante do Conselho Regional de Economia – CORECON, Sra. Ana Maria Costa, representante do Conselho Regional de Contabilidade – CRC, e Sr. Aelson Guaita, do Conselho Regional de Química – CRQ.

Alguns professores foram homenageados durante a cerimônia, entre eles o Prof. Prof. Ricardo Alves, de Administração de Empresas, de Ciências Contábeis, Prof. Carlos Alberto Rodrigues, de Ciências Econômicas, Prof. Odilon Guedes Pinto Junior, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Profa. Eliane Rodrigues Marion Santa Rosa, Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos, Profa. Catherine Tolomei Fabbron, de Gestão Ambiental, Prof. Vanderlei Antonio Galdi e de Tecnologia em Polímeros, Profa. Flavia Gerjoi Bezerra. Os funcionários da FOC, Sr. Paulo Gueiros Cerqueira e a Srta. Srta. Maria Aparecida também foram alguns dos homenageados da noite.

Abertura da solenidade

O formando do curso de Administração, Thiago dos Santos da Silva, foi escolhido como orador das turmas. Em seu discurso, afirmou que “estamos hoje numa das maiores crises econômicas desde 1929, mas é na crise que nascem as grandes soluções, é na crise que testamos o nosso valor, enquanto alguns veem a crise com olhos apocalípticos nós olhamos racionalmente e de forma a sugerir soluções para o problema”.

Logo em seguida o paraninfo das turmas, professor Paulo Cesar Alves, em seu discurso agradeceu aos alunos por estes o terem escolhido como padrinho deles. “Ser paraninfo é uma missão que enobrece e sensibiliza”, para na sequencia explicar que, “na vida precisamos participar das situações que nos são apresentadas, aproveita–las sempre como um momento único que não se repetirá jamais, não adianta ser espectador, tem que ser ator, precisamos construir o caminho e não ficar esperando que ele se abra à nossa frente é preciso também, dividir o conhecimento, compartilha–lo, ninguém é autossuficiente, é impossível viver sozinho e ser feliz”.

O patrono das turmas, Prof. Joaquim Candido de Sousa Filho, também agradeceu a homenagem e afirmou que ficou “muito feliz por ter sido escolhido por vocês para ser patrono das turmas. Todos nós temos uma missão e um destino, parabéns a todos vocês por terem chagado até aqui”.

A formanda do curso de Ciências Contábeis, Kelly Ciffoni da Silva, em seu discurso em homenagem aos pais dos estudantes estava visivelmente emocionada, segundo ela, os pais são “pessoas enviadas por Deus para cuidar de nós, o amor deles não tem começo e nem fim, o valor daquilo que fazer para nos ver sorrir é incomensurável. Hoje se encerra mais uma etapa das nossas vidas e, portanto é a hora certa de agradecer a todos os pais biológicos ou não, nosso muito obrigado, pois certamente não estaríamos aqui se não fossem vocês”.

Premiação dos melhores trabalhos

Antes do encerramento, ocorreu a premiação do melhor projeto consultoria de empresa do curso de Ciências Administrativas concedido aos alunos; Amanda Mayara de Araujo Faria, Bianca Cristina Silva Guerino, Erica Scopino, Mirian Cotrim Correia Azevedo, Simone Dionisio Barreto e Redson Dagnon Franulovic, pelo trabalho desenvolvido na empresa Jardim Sul Transportes.

O prêmio de melhor estágio supervisionado do curso de Ciências Contábeis foi entregue a formanda Alice Aparecida Amaral de Oliveira. O formando de Ciências Econômicas, Anderson Araujo Silva, foi o grande ganhador do prêmio de melhor monografia.

Entre os melhores trabalhos de conclusão de curso selecionados estavam o de autoria dos alunos Wilians dos Santos Martins, Gabriel Otávio de Mendonça, Geyssi Pereira de Andrade Viana, Mariana Caroline Xavier e Valquiria de Lima Gomes, cujo tema foi: “Sistema De Monitoramento de Alunos em Escolas Privadas do Município de São Paulo”, Curso de Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O trabalho dos alunos Natalia Carvalho Scagliusi, Marcia Araujo Oliveira, Lourran Lenci Carvalho e Josiane Aparecida Pereira cujo temo é: Linha Facial Rejuvenescedora foi o representante do Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos.

Os ganhadores do curso de Gestão Ambiental foram os alunos, Rafael Mattos Rodrigues, Damares da Silveira Mendes e Tatiane Lemos Campos, com o trabalho: “Logística Reversa das Embalagens de Agrotóxicos: Desafio de Assumir o seu Lixo”.

Já em Tecnologia de Polímeros, foram os alunos Elaine Neves Rodrigues Soares, Eliana Ferreira Aureliano, Marly Hitomi Sakai, Palmira Cristina Hernandes Fortes e Viviane Maria da Silva a conquistar a honraria com o trabalho: “Case para Assepsia de Lentes de Contato”. O aluno Leandro Araujo de Oliveira Santos, do curso de Administração de Empresas, recebeu o prêmio de melhor aluno do seu curso.

Em Ciências Contábeis, o prêmio de melhor aluno foi entregue ao formando Carlos Antônio Pereira Cardoso, a mesma honraria foi entregue a então estudante Ciências Econômicas, Camila Ianez de Paula, a Gabriel Otávio de Mendonça de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Aline de Cássia Belleza de Tecnologia em Cosméticos, Marcus Caravaggi de Gestão Ambiental e Eliana Ferreira Aureliano do Curso de Polímeros.

Publicado por: Ricardo Mirão  em: 09/02/2012