Foto: Egidio Oliveira
A coordenadora de Administração, Prof. Msc. Silvia Helena Dainezi
Entrevista com a coordenadora do curso de Administração, Prof. Msc. Silvia Helena Hernandes Dainezi

A data de 09 de setembro é marcada pelas comemorações do Dia do Administrador. O curso de Administração foi implantado nas Faculdades Oswaldo Cruz em 1974 e sua formação abrangente permite ao profissional trabalhar em quase todos os departamentos das organizações. É o administrador que avalia os objetivos da empresa, ou de determinada área, e desenvolve estratégias para alcançá–los. Cria e implanta políticas, programas e métodos de trabalho.

A coordenação do curso foi assumida no último semestre pela professora Msc. Silvia Helena Hernandes Dainezi, que traz no currículo realizar sua graduação em 1993 e possuir mestrado em administração, iniciado em 1994, com dissertação na área de estratégia. Atua nas Faculdades Oswaldo Cruz desde 2001, nos seis primeiros anos ministrando a disciplina de Teoria Geral da Administração, para os alunos do segundo ano do curso, e, a partir de 2007, leciona a disciplina Comportamento Organizacional, para os estudantes do quarto ano.

Em entrevista para a reportagem da instituição de ensino, a coordenadora explicou como ocorreu seu contato com a profissão, as disciplinas que exigem maior afinidade para os alunos ingressantes no curso, a distribuição da grade curricular e as oportunidades de atuação. Confira abaixo a entrevista com Silvia Helena Hernandes Dainezi:

Reportagem FOC: Como foi seu contato com a profissão de administradora?
Silvia Helena Dainezi: Quando iniciei minha carreira de bancária, percebi que não gostaria de manter o propósito de atuar como professora primária, que, na verdade, era um sonho alimentado pela minha mãe. Comecei a projetar a possibilidade de me tornar diretora do banco e, por isso, compreendi que deveria cursar algo mais próximo da área de negócios. Neste caso, escolhi o curso de Administração. O primeiro dia de aula foi com o diretor da faculdade, que nos deu um panorama da profissão e ainda esclareceu que o melhor aluno receberia um prêmio ao final do curso. Resolvi me dedicar muito aos estudos e reivindicar a chance de receber o prêmio “Mérito Acadêmico”, como melhor aluna do curso. Formei–me em 1993 e recebi o prêmio “Mérito Acadêmico”, como melhor aluna do curso, oferecido pelo Conselho Regional de Administração (CRA).

Reportagem FOC: Você está assumindo o cargo de coordenação do curso, quais são suas expectativas?
Silvia Helena Dainezi: Ao assumir esta importante tarefa, espero manter a qualidade de trabalho que meus antecessores imprimiram e, também, ampliar a visibilidade do curso, que é uma importante porta de acesso ao progresso sócio–econômico de inúmeros jovens que escolheram este curso para galgar degraus em suas carreiras pessoal e profissional. Tenho consciência da esperança que os estudantes depositam em nosso trabalho e espero que os “louros” desta vitória apareçam com as oportunidades de crescimento de vida e carreira que possam surgir a partir do ingresso no curso superior, em uma instituição séria e comprometida com a excelência. Para isso, tenho a certeza de que o nosso diferencial é o corpo docente, trabalhando em perfeita sinergia, sempre buscando elementos, informações, tecnologias e ideias de renovação e vanguarda para motivar os alunos em sua trajetória acadêmica.

Reportagem FOC: Quais são as disciplinas que um aluno que pretende cursar administração tem que ter maior afinidade?
Silvia Helena Dainezi: Algumas disciplinas são fundamentais, por exemplo, TGA e OSM, que consistem numa “base” para todo o curso. Também considero extremamente relevantes as disciplinas profissionalizantes, tais como produção, logística, marketing, gestão de pessoas e finanças, pois possibilitarão ao profissional de administração uma visão holística, estratégica, para atuar em diversos tipos de empresa, de qualquer porte. Também gostaria de destacar as disciplinas formadoras do “pensamento”, como filosofia e sociologia, que preparam o indivíduo para enxergar o outro, colocar–se em seu lugar, sempre privilegiando a ética, e a cidadania.

Reportagem FOC: O curso possui quatro anos de duração. Como é distribuída a grade curricular ao longo desses anos?
Silvia Helena Dainezi: O curso divide–se em dois blocos importantes: o primeiro desenvolve habilidades e competências gerais, e compreende os dois primeiros anos do curso. A partir do terceiro ano, o curso torna–se mais profissionalizante e busca desenvolver principalmente competências gerenciais, de tomada de decisão, liderança e empreendedorismo, relacionadas à gestão da área que o aluno sente–se mais inclinado, como produção, marketing, recursos humanos, qualidade, entre outros.

Reportagem FOC: Quais são as oportunidades de atuação do administrador?
Silvia Helena Dainezi: O curso de Administração é o mais procurado nas instituições de ensino, por ser aquele que mais oferece oportunidades de atuação aos jovens formandos. Abre–se um enorme leque de opções para empresas de pequeno ou grande porte, públicas ou privadas. O importante é transmitir ao estudante que toda ação deve ser responsável e que a dedicação deve ser diuturna, se quiser vencer na carreira. Com toda a tecnologia de que dispomos e também pela altíssima competição nos dias de hoje, é necessário ainda, conscientizar–se que a formatura não é o fim da estrada, mas sim, o início de um novo ciclo, em busca de um aprendizado constante.

Há uma piada no mercado, que afirma: “quando você atira uma pedra numa árvore, dela despencam três pardais e dez administradores”. O que precisamos entender é que podemos buscar sempre uma melhor qualificação e que a faculdade amplia os horizontes de atuação, possibilita a criação de redes de contato e, também, enche de orgulho àquele que levou o curso a sério, soube tirar o melhor dos professores. São intermináveis noites insones, trabalhos, a obrigação do Trabalho de Conclusão de Curso, provas e seminários. Mas, tudo isso irá transformar–se em boas lembranças muito em breve e, para aqueles compreendem a importância desta empreitada durante o curso, a jornada se tornará mais leve.

Publicado por: Egidio Oliveira  em: 09/09/2009