Língua Brasileira de Sinais


Detentora de características próprias e reconhecida em todos os aspectos linguísticos, como morfologia, sintaxe e pragmática, a Libras se diferencia do português na medida em que se apresenta na modalidade visuoespacial, ou seja, composta por um conjunto de movimentos e expressões captados pela visão. Tendo o português como primeira língua oficial, o Brasil também reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua das comunidades surdas brasileiras desde 2002. Mesmo antes da oficialização, a Libras já era falada no Brasil, desde o século 19.
Fonte: portal.mec.gov.br 06/11/2017.



ASPECTOS LEGAIS


O Decreto Nº 5.626, de 22/12/2005, que regulamenta a Lei Nº 10.436, de 24/04/2002 e o Art. 18 da Lei Nº 10.098, de 19/12/2000, estabelece em seu Art. 3º, que LIBRAS deve ser inserida, obrigatoriamente, como disciplina curricular de Cursos de Licenciatura destinados à formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, mas constitui-se como disciplina optativa para os estudantes dos demais cursos.

O Curso


O curso Fundamentos em LIBRAS, com carga horária de 40 (quarenta) horas, será desenvolvida na unidade Next, nosso Núcleo de Extensão Universitária, no 5º ou 6º andar do Prédio I, em 10 (dez) encontros aos sábados no período matutino, das 8h às 12h, e/ou vespertino, das 13h às 17h, dependendo da procura e do número de inscrições, sendo que cada turma comportará no máximo 25 (vinte e cinco) inscritos. Alunos que tiverem frequência regular e foram aprovados poderão computar 40 (quarenta) horas de Atividades Complementares do total previstas nos respectivos Projetos Pedagógicos.

Pontos Programáticos


1 – Alfabeto em LIBRAS, Cumprimentos e Pronomes Pessoais;
2 – Verbos Iniciais, Parâmetros, Adjetivos, Advérbios e Pronomes Interrogativos;
3 – Família, Estado Civil, Relacionamento, Pronomes Possessivos, Escola, Material Escolar, Números I e Movimentos, Sintagma;
4 – Locais e Números II, Dias da Semana, Meses, Estações do Ano e Tipos de Verbos;
5 – Meios de Transporte, Espacialização, Movimento, Animais e Classificadores;
6 – Laboratório de Informática, Singwrinting;
7 – Cores e Filmagem, Cultura e Identidade Surda;
8 – Frutas, História da Educação dos Surdos e Legislação;
9 – Revisão e Dinâmica de Grupo;
10 – Avaliação escrita e oral.

Inscreva-se


As inscrições deverão ser feitas mediante preenchimento do formulário abaixo. Após sua inscrição entraremos em contato. As turmas serão formadas por ordem de data de cadastro. Em caso de desistência o próximo inscrito será convocado. Havendo demanda será estudada a formação de turmas extras.


Inscreva-se